A UNICOTTON

Voce está em: home » A UNICOTTON

Em Abril de 1998 32 produtores do sudeste do Mato Grosso sentiram que só unidos poderiam crescer no novo negócio que se iniciava na região: O ALGODÃO. A necessidade de uma cultura para rotação com a soja e as condições de clima do cerrado, aliadas à visão empreendedora desses produtores, que a maioria migraram de outros estados, formaram o cenário ideal para esse novo negócio, permitindo o cultivo e a colheita mecanizada em grandes áreas e com a aplicação intensiva da tecnologia de ponta.

Para ser uma operação viável, no entanto, era preciso ampliar a capacidade de negociação, estimular o desenvolvimento de novas variedades e práticas culturais, agregando valor ao produto inclusive, com a utilização de avançados processos de classificação.

Criaram então com sede em Primavera do Leste a Cooperativa de Produtores de Algodão, hoje mundialmente conhecida como UNICOTTON.

Inicialmente em busca de informações, grupo de produtores cooperados visitou indústrias têxteis e outras cooperativas em todo o Brasil, na Austrália e Estados Unidos até definir suas áreas de atuação: PESQUISA AGRONÔMICA, QUALIDADE DE BENEFICIAMENTO E CLASSIFICAÇÃO, COMPRAS E VENDAS EM CONJUNTO.

Na área de pesquisa a UNICOTTON e seus cooperados colocaram à disposição do IMAmt – Instituto Mato-grossense do Algodão uma área de 200 ha de terra para desenvolver variedades adaptadas a região, com resistência a pragas e doenças e com fibra de alta qualidade. Nos dias de campo e vitrines tecnológicas essas novidades são apresentadas aos cooperados e a toda comunidade.

Buscando melhor remuneração e qualidade alguns cooperados instalaram suas próprias usinas de beneficiamento hoje em número de 24, com capacidade para produzir mais de 10.000 fardos ou mais de 2.000 toneladas de algodão em pluma por dia.

Em 1999 com o apoio da parceira FMC, foi iniciado o processo de desenvolvimento e controle de qualidade quando a UNICOTTON juntamente com algumas de suas algodoeiras associadas foram certificadas conforme a Norma NBR/ISO 9002:1994. O contínuo acompanhamento das normas e a padronização dos procedimentos de beneficiamento das algodoeiras permitiram a oferta de produtos de maior qualidade, qualidade essa reconhecida internacionalmente. Hoje a cooperativa e mais 3 algodoeiras de associados estão certificadas conforme a Norma NBR/ISO 9001:2008, garantindo a qualidade nos processos e na gestão do negócio. Somente o algodão produzido por cooperados, beneficiado em algodoeiras de cooperados e classificados no centro de classificação da cooperativa pode usar a marca UNICOTTON.

Em 2005 a UNICOTTON recebeu o prêmio "Cooperativa do Ano" no quesito "Inovação Tecnológica", prêmio esse oferecido pela OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras e Revista Globo Rural, se tornando a primeira cooperativa do Mato Grosso a receber tal premiação.

A UNICOTTON hoje é integrada por 76 produtores mato-grossenses e continua atendendo a estas e outras necessidades da moderna cotonicultura brasileira.

Copyright 2016 Unicotton - Todos Direitos Reservados